Quer ler este texto em PDF?

domingo, 27 de março de 2011

AO CORRER DA PENA

Estas nôtas estão sendo redigidas às 14 horas do dia 4 de outubro. Ontem, o eleitorado foi chamado a escolher os novos mandatários do país e de alguns Estados da Federação. Votaram livremente os brasileiros, depois de árdua campanha partidária, em que alguns excessos não conseguiram obscurecer a beleza do espetáculo confortador para o regime. As emissoras vão noticiando os primeiros resultados. Não importa discutir, neste instante, os motivos de vitória ou derrota dêste ou daquele candidato. Mais oportuno é pedir aos homens que tenham juízo e deêm posse, a 31 de janeiro de 1961, aos vencedores. É interesse rever o documento de seriedade e sensatez, sabedoria e dignidade que D. Avelar publicou antes do pleito, orientando os católicos. Dêle extraio êste trecho:

"Por 2 vêzes, o Episcopado se reuniu para, entre outros assuntos, analisar a situação brasileira e sua posição diante do futuro pleito eleitoral. De todos os exames meticulosos e objetivos, chegou à conclusão de que os católicos, êles próprios, deveriam assumir a responsabilidade da escolha. Apesar de tudo o que vejo, sinto e compreendo, mantenho o mesmo ponto de vista. Em tôrno dos candidatos, há esperanças e apreensões que desejamos se confirmem as primeiras e se dissipem as segundas".

Os católicos assumiram a responsabilidade da escolha. Cumpriram o dever. Deus queira que tenham acertado.

2

O ilustrado órgão "Fôlha da Manhã" desviou-se um pouco de sua linha de seriedade, numa clara demonstração de ridicularizar figuras da política e da administração que compareceram a um comício de encerramento da propaganda eleitoral. Os comentários e ditos pilherosos foram publicados nas edições de 2 e 3 de outubro, dirigidos a um dos oficiais do gabinete do governador (Breno Massa Bruta), ao Sr. Maranhão Silva (pelego), ao Sr. Deusdédite Ribeiro (pelego e calango elétrico), ao Sr. Clidenor Santos (que quer a reforma agrária para obter terreno em Brasília), ao Sr. Andocides Lemos (comunista), aos Srs. Temístocles Pereira e outros. O jornal não fêz referência nominal ao Governador Chagas Rodrigues, que também falou no comício, mas atentou que na concentração da praça Pedro II discursaram mais alguns oradores medíocres. Será que o Chefe do Executivo está no meio dêstes?

Advirto os leitores e autoridades de que os qualificativos entre parênteses foram copiados dos artigos do órgão do ilustrado Senador Parente.

Que pretendeu o jornal com êsses crus e cruéis dichotes e motejos atirados a personalidades carnaquianas e elementos de proa do PTB, partido aliado da UDN no plano estadual? Advertência aos navegantes, de que, como salientou o talentoso confrade Orlando Rôlo, as cousas vão mudar, caso se positive a eleição do Sr. Jânio Quadros?

3

O esforçado confrade Araújo Mesquita aceitou o lugar de Secretário de Imprensa do Palácio do Govêrno. Por outro lado, se Jânio fôr vitorioso, Orlando Rôlo pretende o lugar de Delegado Fiscal do Tesouro Nacional do Piauí e deverá ainda dirigir o órgão "Fôlha da Manhã".

É certa igualmente a notícia de que o ex-governador de São Paulo, em caso de vitória, entregou ao deputado federal da UDN, Sr. João Agripino, a incumbência de articular acôrdo político com o PSD, organização que consagra a maioria absoluta das 2 Casas do Congresso Nacional.

4

Prezado aluno meu quer saber qual a relação entre o Lions Club e o animal chamado leão. Nenhuma. Lions é uma sigla, uma dessas tantas palavras formadas com iniciais ou sílabas de outras. O nome Lions foi composto com as primeiras letras das expressões indicadoras das finalidades do clube: Liberty, Intelligence, Our Nation Safety.

5

Há muitos assuntos que reclamam comentários, na esfera estadual como na federal. Sem um pingo de tempo para apreciá-los hoje, pois outros setores reclamaram atividade, aguardo a edição de domingo dêste jornal para análise da conjuntura política, já de conformidade com o resultado do pleito presidencial.


A. Tito Filho, 05/10/1960, Jornal O Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário